quinta-feira, 7 de julho de 2011

Encontro inesperado com a felicidade







Tentar dar uma definição, conceituar a felicidade é uma tarefa realmente árdua, sem mais delongas... Para mim felicidade é ir além de todas as expectativas que você possa imaginar, talvez seja um estado de inquietação plena que te leva a ter ânimo, motivação. Seria como se você experimentasse algo novo que promovesse uma sensação de perfeito bem – estar, bem, digamos que eu senti isso, a primeira vez que saboreei um delicioso açaí na tigela (Rs). Bom, não a vejo como um bem que se mereça, talvez ela seja algo a ‘se buscar’, mas para isso seriam necessárias regras, talvez métodos para alcança – la, tornando – a um paradigma. A felicidade a gente inventa e se responsabiliza. Inventar é criar, construir alguma coisa no que se têm no que se vive. Há quem diga que a felicidade não é para os covardes, então a felicidade é exclusivamente para os corajosos, visto que ela implica em riscos. Ao contrário dos que se adaptam ao estabelecido (os covardes) que fique bem claro, essa adaptação não é garantia de felicidade. 
Não é de modo imprevisível que encontramos em bancas e em vários outros lugares 350 livros sobre ‘ o caminho para a felicidade’, (meio piegas até) no geral o que eles oferecem são apenas fórmulas, fórmulas essas que são criadas na tentativa de evitar a dor. 
A experiência da dor é imprescindível, é necessário uma vida que passe por dores também, alguém que não quer sofrer de forma alguma, que cria milhões de artifícios para tentar esquivar-se do sofrimento, esse alguém também não pode se envolver com outro sentimento intenso como a felicidade, a alegria. 
Assim como diz lulu santos: ‘’Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa tudo sempre passará. A vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito Eu costumo fazer analogia entre a vida e uma oscilação, pois a vida é uma variação enorme de coisas e acontecimentos e viver essa variação é o que a torna interessante, deste modo ao invés de fugir da dor, aprender a relacionar – se com ela é a forma mais sábia de crescer e ser feliz, já que chorar, chorar é vão porque os dias vão pra nunca mais. Felicidade é só uma questão de ser.

Naiara Dourado

Um comentário:

  1. Mnt bom, vc brinca com as palavras, textos novos que lhe veem a mente, sabe como encaixa-los. Parabéns. Concordo plenamente, Felicidade é só questão de ser! e a dor? É uma escola insubstituivel...

    ResponderExcluir